Criadores aposentam licenças e o MP3 está 'morto'

Responsável por facilitar o compartilhamento de músicas pela web, o formato contribuiu ainda para a popularização do áudio digital nas últimas décadas. Fim foi anunciado na última sexta-feira (12).

Exatamente 24 anos depois do seu lançamento, o MP3 finalmente está sendo aposentado. Na última sexta-feira (12), o Fraunhofer Institute, responsável pelo licenciamento do formato, anunciou que está encerramento o programa de licenciamento da codificação de áudio responsável por popularizar a música no formato digital durante os anos 1990 e 2000. Falando em bom português: o MP3 “morreu”.

Apesar de muito popular, há tempos o MP3 é reconhecidamente ultrapassado quando se compara com outros formatos disponíveis na atualidade, como OGG e AAC. Este, inclusive, foi apontado pelo diretor do Fraunhofer Institute como o novo padrão em download de músicas e vídeos na atualidade, o que também justifica a aposentadoria do formado criado pelo instituto alemão no final dos anos 80.

“Apesar de haver codecs de áudio mais eficientes e com recursos avançados, o MP3 ainda é bastante popular entre os consumidores”, registra o diretor de marketing, áudio e tecnologias de mídia do Fraunhofer Matthias Rose. “Contudo, a maioria dos serviços de média, como streaming ou transmissões de rádio e TV, usam codecs ISSO-MPEG modernos como a família AAC ou, no futuro, o MPEG-H.”

Leia mais...






Posts Relacionados
          Envie por E-mail  

0 comentários: