YouTube anuncia novo serviço de streaming musical


Divulgação está no blog oficial do YouTube. Serviço deve entrar no ar na próxima terça (22), mas ainda não há previsão de chegar ao Brasil. YouTube Music, streaming musical do YouTube YouTube Official Blog / Reprodução O Google anunciou nesta quinta-feira (17) que o YouTube ganhará uma modalidade de streaming de música. O YouTube Music entra no ar na próxima terça (22) para passar a concorrer no segmento de crescente segmento da música por streaming, em que Spotify e Apple já competem fortemente. O YouTube Music também passará a concorrer com outro serviço de streaming do próprio Google, o Google Play Música. Segundo o Google, nada muda para esse serviço, que continuará a oferecer venda de música digital e a receber canções e listas de execuções subidas pelos usuários. "O YouTube foi feito para vídeo, não apenas para música. Na terça-feira, 22 de maio, mudaremos isso ao apresentar o YouTube Music, um novo serviço de streaming de música feito com a magia do YouTube: tornar o mundo da música mais fácil de explorar e mais personalizado do que nunca", afirmou Elias Roman, gerente de produto do YouTube Music. O YouTube Music poderá ser acessado tanto em smartphones quanto em computadores, mas o foco será a música. O aplicativo terá versão gratuita e Premium, que, a um custo de US$ 10, não tocará anúncios. Essa modadlidade de assinatura é a mesma dos concorrentes. Ainda não há previsão de o serviço chegar ao Brasil, mas, na terça, ele será lançado em quatro países: Estados Unidos; Austrália; Nova Zelândia; México. Nas semanas seguintes, o YouTube Music chegará a 14 países: Áustria; Canadá; Dinamarca; Finlândia; França; Alemanha; Irlanda; Itália; Noruega; Rússia; Espanha; Suíça; Suécia; Reino Unido. Streaming de música As plataformas de streaming de música já são a principal fonte de receita da indústria fonográfica. Só em 2017, a base de usuários cesceu 41,1% e atingiu 176 milhões de pagantes, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). O streaming representa 38,4% dos US$ 17,3 bilhões faturados pelas indústria da música no ano passado. O avanço do streaming de música representa um renascimento da indústria da música como fontes sustentável de receitas. No ano passado, essa modalidade de execução sonora fez a receita das gravadoras subir 8,1% em todo o mundo. É o terceiro ano consecutivo de crescimento no setor depois de 15 anos acumulando prejuízos. Ainda que os últimos anos tenham sido de retomada, a indústria da música está longe de se recuperar do baque sofrido com o surgimento da internet e possibilidade dos downloads de canções pirateadas. A IFPI começou a acompanhar de forma sistêmica o setor em 1997. Apesar do avanço, a receita de 2017 representa apenas 68,4% do que foi faturado em 1999, quando mercado atingiu seu pico histórico.

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