WeChat: pesquisadores dizem que China censura sem pudor o ‘WhatsApp chinês’

Governo chinês criou uma ferramenta que detecta e bloqueia termos específicos enviados pelo serviço; censura é feita mais em chats de grupo do que em conversas individuais

Embora o serviço tenha começado como uma espécie de clone do WhatsApp, bastou que a população chinesa adotasse o WeChat para que ele ganhasse seu lugar ao sol. Hoje, o app mistura elementos de rede social, mensageiros instantâneos e mural de recados – entre outros recursos –, e é o comunicador preferido tanto dos internautas quanto das empresas do país. Claro que, diante de uma ferramenta tão poderosa de comunicação, o governo chinês resolveu tomar algumas medidas para controlar a troca de informações na plataforma.

A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, que, mediante uma série de testes, descobriram que a China aplica uma espécie de censura silenciosa nas conversas através do aplicativo. O processo de repressão de alguns termos e frases é tão natural e discreto que, na maioria dos casos, nem o destinatário nem o remetente das mensagens sabe que partes do bate-papo estão sendo suprimidas em tempo real.

Leia mais...






Posts Relacionados
          Envie por E-mail  

0 comentários: