Trapalhada histórica: Suécia vaza dados de milhões de cidadãos

Informações sensíveis podem ter caido na web e parado nas mãos erradas; vacilo pode ter comprometido militares, agentes secretos e pessoas em programas de proteção a testemunha

Na última segunda-feira (24), o primeiro-ministro sueco revelou uma notícia estarrecedora para os cidadãos do seu país: o governo havia possivelmente vazado informações pessoais de milhões de pessoas na internet. Se você se sente mal ao enviar uma mensagem errada para algum contato no WhatsApp, imagine a sensação de estar na pele da administração comandada por Stefan Lofven depois dessa derrapada sem precedentes.

Para piorar a situação, vale notar que o vacilo da Suécia não é recente, ele só acabou ganhando os holofotes agora. Segundo um artigo do Gizmodo norte-americano, o episódio teve início em setembro de 2015, quando a Agência Sueca de Transporte (STA) resolveu que seria uma boa ideia terceirizar recursos internos como banco de dados e administração de serviços de TI. Até aí nada de mais, já que o governo escolheu parceiros como a IBM da República Checa e a NCR da Sérvia para a empreitada.

Leia mais...






Posts Relacionados
          Envie por E-mail  

0 comentários: