WannaCry e Petya podem ganhar novo fôlego por conta de app da Google

Aplicativo recentemente liberado pela empresa para o Android utiliza um protocolo antigo e não muito seguro de rede; escolha abre portas para invasão e propagação de ransomwares

Enquanto a Microsoft parece estar se esforçando para evitar que as portas para os ransomwares estejam abertas através dos produtos da casa, a Google pode estar – mesmo que inadvertidamente – abrindo a portas para que ameaças como WannaCry e Petya cheguem com ainda mais força a usuários e empresas ao redor do mundo. Calma, não se trata de um plano maléfico da Gigante das Buscas, mas sim de problemas com um protocolo antigo e realmente ultrapassado da internet.

Basicamente, o que acontece para que softwares maliciosos de sequestro de dados tenham sucesso em seu ataque é o fato do SMB1 ter muitas brechas claras e conhecidas. Essa versão do protocolo de rede data de mais de duas décadas atrás e, por ser criado para uma realidade totalmente diferente da atual, permite que os malwares se espalhem lateralmente em um ambiente conectado. O resultado disso? As ameaças podem se alastrar de forma silenciosa entre um computador e outro da mesma rede, sem que os usuários precisem agir de forma descuidada ou abram arquivos suspeitos.

Leia mais...






Posts Relacionados
          Envie por E-mail  

0 comentários: