Projeto de rede neural transforma fotos de celular em “profissionais”

Pesquisadores vem usando a máquina de aprendizado para “corrigir” imperfeições em estudo que futuramente pode melhorar a performance das câmeras sem necessidade de hardware de ponta

As novas câmeras dos Pixel 2 prometem imagens com qualidade comparável às câmeras profissionais (ou “digital single-lens reflex camera” — DSLR) e ao invés de duplicar a quantidade e investir mais em hardware, como a concorrente Apple, a Google preferiu otimizar seus softwares com a ajuda da inteligência artificial. O projeto WESPE (Weakly Supervised Photo Enhancer for Digital Cameras) trilha caminho semelhante e pode até figurar futuramente embutido em smartphones.

Os pesquisadores começaram a treinar um sistema usando pares de fotos das mesmas cenas feitas com dois dispositivos, um smartphone e uma DSLR. Como a tarefa só servia para um tipo de aparelho, então eles foram adicionando as marcas e modelos mais populares. Depois de compreender melhor os elementos que precisam ser melhorados, a rede neural agora pode receber fotos até mesmo pela web e realizar o tratamento na nuvem.

Leia mais...






Posts Relacionados
          Envie por E-mail  

0 comentários: