Astrônomos apresentam a primeira imagem de um buraco negro já registrada


Imagem foi captada pelo projeto 'Event Horizon Telescope' (EHT), uma rede de oito radiotelescópios espalhados pelo planeta. Imagem do buraco negro apresentada por astrônomos Reprodução A primeira imagem já captada de um buraco negro foi apresentada nesta quarta-feira (10) em um evento organizado pela Fundação Nacional de Ciência, dos Estados Unidos, e representantes do projeto 'Event Horizon Telescope' (EHT), uma rede de oito radiotelescópios espalhados pelo planeta. De acordo com a agência France Presse, Paul McNamara, astrofísico da Agência Espacial Europeia e cientista de projeto da missão Lisa, a captação da imagem é uma "façanha técnica excepcional". "Como sabemos que os buracos negros existem? Pensamos, é claro, em um buraco negro como algo muito escuro. Mas a massa que ele suga forma um chamado disco de acreção, que fica tão quente que brilha e emite luz", explica. O buraco negro tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro - cerca de 3 milhões de vezes o tamanho de nosso planeta - e é descrito pelos cientistas como um "monstro". O que se pode aprender sobre buracos negros ao simulá-los em um tanque d'água? Ondas gravitacionais: Qual a importância de detector de buracos negros que ganhará ‘upgrade’ milionário

Texto completo




Posts Relacionados
          Envie por E-mail  

0 comentários: