Gênios do Brasil #7: Carlos Chagas, o pesadelo das doenças tropicais

A série do TecMundo traz semanalmente perfis de grandes nomes brasileiros da ciência e da tecnologia que fizeram a diferença não apenas no Brasil, mas também no mundo

A série de matérias Gênios do Brasil contou histórias de grandes mentes brasileiras em uma grande diversidade de campos da ciência, mas a área que mais se repetiu é, sem dúvida, a da medicina, infectologia e bacteriologia, com grandes nomes como Oswaldo Cruz e Adolfo Lutz. Nessa sétima parte, vamos falar um pouco mais daquele que talvez seja o mais famoso entre eles, um dos brasileiros mais premiados e reconhecidos em sua área tanto aqui no país e ainda mais no exterior, sendo doutor honoris causa da Universidade de Harvard e Universidade de Paris.

Nosso personagem de hoje descobriu um protozoário – que nomeou em homenagem ao colega Oswaldo Cruz – responsável por uma grave doença que leva seu sobrenome. Foi o único cientista na história da medicina a ter estudado por completo e feito a descrição total de uma doença, incluindo todas as fases: o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia. Esse entendimento tão vasto foi essencial para o combate dessa moléstia.

Leia mais...






Posts Relacionados
          Envie por E-mail  

0 comentários: